segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia Mundial sem Tabaco sensibiliza população de Gravataí

Foto: Divulgação Secom/PMG

A Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (CAPS ad) organizou as atividades do Dia Mundial sem Tabaco. O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira(31), no saguão do Serviço de Urgência e Emergência (SUE) 24 horas. Além de orientar e distribuir folderes explicativos, profissionais da saúde aplicaram testes de Fagestrom, que mede os níveis de consumo e dependência do tabaco.


Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Governo concede 12,5% de reajuste para funcionalismo

Foto: Camila Nascimento - Secom/PMG

Servidores recebem primeira parcela nesta terça-feira (01/06)

Os servidores municipais recebem nesta terça, 1º de junho, a primeira parcela do reajuste concedido pela Prefeitura de Gravataí. Conforme o acerto com os dois sindicatos que representam a categoria, a contraproposta de reajuste salarial na ordem de 12,5% será concedida em duas vezes, sendo 5% na folha de pagamento relativa ao mês de maio e 7,14% em dezembro.


Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Formação continuada de professores visa inclusão social

Foto: Altemar Oliveira - Secom/PMG

Com o objetivo de qualificar a educação pública e ampliar as políticas de inclusão social, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação (SMED) desenvolve durante o ano letivo um programa de formação continuada dos professores da rede municipal de ensino. Nesta semana, entre os dias 31 de maio a 2 de junho, cinco classes de professores participam da formação no Centro Administrativo Leste.


Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Vacinação contra a Gripe A encerra nesta quarta-feira (02/06)

Foto: Dolcimar Luiz da Silva Secom/PMG

Dose está disponível em todas as unidades de saúde do município

O último dia de vacina contra a Gripe A (H1N1) para todos os grupos selecionados na campanha de imunização acontece nesta quarta-feira (02/06). Para receber a dose será necessário apresentar um documento de identidade com foto – adultos e idosos, carteira de vacina – crianças de seis meses a cinco anos incompletos, a receita médica e/ou documento que comprove doença - para idosos e carteira de gestante – para mulheres grávidas. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 17h.


Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Mais uma rodada da Copa Municipal de Futsal nesta terça (1º)

Foto: Divulgação - Secom/PMG

Partida das 22h será antecipada para as 21h

A rodada desta terça-feira (1º/06) da XIV Copa Aldeião de Futsal Série B terá, excepcionalmete, dois jogos. A partir das 20h enfrentam-se, pela Chave E, Galácticos e Tigres F.C. A partida entre Manchester Futsal e VIP (Chave F) não acontecerá devido à suspensão do Manchester. Com isso, o jogo da Chave G que seria às 22h, com as equipes Mercado Santa Rita e Chapando o Gallo, será antecipado para as 21h, horário do jogo suspenso.

Quatro equipes já na Segunda Fase
A oitava rodada, na semana passada, confirmou a classificação de quatro equipes para a segunda fase. Unidos da Vila e o Newgel Futsal derrotaram, respectivamente, Unidos F.C. e RM Botafogo e seguem na Copa. O empate, por 4 a 4, entre LDU e Maresia classificou ambos.

DEMHAB realiza eleição para nova diretoria do COMHAB

Foto:Divulgação - Secom/PMG

O Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB) promoveu, no Plenarinho da Câmara de vereadores, a reunião ordinária do Conselho Municipal de Habitação (COMHAB). O objetivo do encontro da última quinta- feira (27/05) foi a votação para a formação da nova diretoria do conselho.


Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Município realiza II Encontro de Proteção a Adolescentes

Foto: divulgação - Secom/PMG

A Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SMTCAS), realizou na última sexta-feira (28), o II Encontro Municipal do Serviço de Proteção Especial a Adolescentes em Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – PEMSE de Gravataí.


Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Workshop de empresa repassa produtos ao Banco Municipal de Alimentos

Foto: Divulgação - Secom/PMG

Alimentos serão distribuídos para famílias em vulnerabilidade social de Gravataí

A Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SMTCAS) estará recolhendo alimentos não perecíveis que serão arrecadados pelo circuito de palestras do 1ª Workshop - Safety Way. Os produtos doados ao Banco Municipal de Alimentos serão distribuídos às famílias em vulnerabilidade social cadastradas pela Prefeitura.


Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Confira as ações da Prefeitura em seu bairro

Foto: Divulgação - Secom/PMG

A Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Viação (Smov), está atuando em diversos bairros de Gravataí, dando continuidade às obras de saneamento e conservação da malha viária. Nesta segunda-feira (31/05), 17 bairros estão sendo beneficiados. Outros nove pontos do Município recebem os serviços de tapa buraco, patrolamento e ensaibramento.


Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Gravataí sedia evento da XVIII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba

Foto: Arte - Secom/PMG

Painel e show artístico compõem a atividade na próxima quarta-feira (02/06)

A Prefeitura de Gravataí, através da Fundação de Arte e Cultura (Fundarc), e a Associação Cultural José Martí realizam evento preparatório para a XVIII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. O painel “Cuba: 50 Anos de Luta e Solidariedade com os Povos” e a apresentação “O Canto de Todos” integram a programação que acontece na próxima quarta-feira (02/06), no auditório da Ulbra Gravataí, a partir das 19h30min.


Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Contribuinte em dia com IPTU tem descontos progressivos

Foto: Divulgação - Secom/PMG

Para valorizar os contribuintes que pagam em dia os seus impostos, a Prefeitura de Gravataí concede desconto para o cidadão que mantém a pontualidade no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A medida contempla tanto as pessoas que quitam em cota única como em parcelas. Para ter direito aos descontos progressivos, que vão de 5% até 10%, o contribuinte deve estar em dia com o imposto.


Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Prefeitura promove o primeiro Fórum da Diversidade Sexual

Foto: Divulgação Secom/PMG

A Prefeitura de Gravataí realizou na ultima sexta-feira (28/05), através da Assessoria de Políticas Públicas para a Juventude (APPJ) e da Fundação de Arte e Cultura (Fundarc), a primeira edição do Fórum Permanente da Diversidade Sexual. Representantes da administração municipal e da sociedade civil participaram da atividade na Praça Leonel Brizola(Quiosque).

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Prefeitura executa obras do OP no município

Fotos: Lúcio Dias - Secom/PMG

Investimentos somam mais de R$ 8 milhões

A Prefeitura de Gravataí promove o resgate do Orçamento Participativo com a execução das obras aprovadas pela comunidade. Equipes atuam nesta semana na finalização de mais uma obra de saneamento na microrregião Padre Réus. O Orçamento Participativo é a ferramenta que possibilita à população decidir as prioridades para o município. Serão aplicados R$ 8 milhões em obras na educação, saúde, transporte e saneamento básico, definidas no processo de 2009.


Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Escolas municipais recebem manutenção

Foto: Thiago kittler- Secom/PMG

Gravataí possui a segunda maior rede de ensino do Estado. São mais de 31 mil alunos nos ensinos Médio, Fundamental e Infantil. Com uma rede de 76 escolas, a Prefeitura tem um calendário permanente de reparos, visando atender as necessidades de alunos, professores e a comunidade escolar em geral.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Despertando para o Mundo Mágico da Leitura

Foto: Cícero Schmidt - Secom/PMG

Nesta sexta-feira, dia 28 de maio, a Biblioteca Monteiro Lobato recepcionou o encontro do projeto "Despertando para o Mundo Mágico da Leitura". Esse foi o primeiro de uma série de cinco reuniões que serão realizadas quinzenalmente. O evento, conduzido em forma de palestra, teve como mediador pelo professor e escritor Luís Augusto Fischer. Esse é um projeto da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, organizado pelo setor pedagógico dos Núcleos de Assessoria às Escolas (NAE).

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Prefeitura vai instalar 268 novos abrigos de ônibus


As novas paradas vão qualificar ainda mais o transporte coletivo no município

A Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, vai instalar 268 novos abrigos no município. De acordo com o secretário de Trânsito e Transporte, Denis Macedo, a construção das novas proteções irá qualificar ainda mais o transporte coletivo no município. “É prioridade do Governo melhorar cada vez mais os serviços prestados a população”, frisou o titular da pasta.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Prefeitura implanta Fórum Permanente de Proteção à mulher

Foto: Joice Paz - Secom/PMG

Gravataí é pioneiro e realiza trabalho que é referência para Região Metropolitana

A Prefeitura, através da Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher (APPM) , realizou na manhã desta sexta-feira (28/05), reunião para instalação do Fórum de Proteção a Mulher Vítima de Violência. No evento estiveram presentes representantes das secretarias de governo do município, da Brigada Militar e Câmara de Vereadores.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Prefeitura cria Fórum para fortalecer e valorizar as artes cênicas


Categoria realiza encontros periódicos desde o início do ano

Atores gravataienses se reuniram na noite desta quinta-feira (27/05), na Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc), para participar de mais uma etapa do Fórum Permanente de Artes Cênicas, atividade que ocorre mensalmente, desde o início do ano. O encontro é uma iniciativa da Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Fundarc.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Junta Militar em novo endereço


Atendimento passa a ser no prédio da Prefeitura. Processo de alistamento segue até 30 de junho

32ª Junta de Serviço Militar, que atende Gravataí, está em novo endereço. A partir de agora o órgão está localizado no térreo do prédio da Prefeitura, na avenida José Loureiro da Silva, 1350. O atendimento é das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. O telefone da Junta Militar de Gravataí é o 4001-3709.

Alistamento

Segue até 30 de junho o processo de alistamento para nascidos em 1992. São necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento, comprovante de residência (conta de água ou luz em nome próprio ou dos pais) e foto 3X4 recente.

Acompanhe as ações da Prefeitura em seu bairro

Foto: Altemar Oliveira - Secom/PMG

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Viação (Smov), está atuando em diversos bairros do Município, dando continuidade nas obras de saneamento e conservação da malha viária. Nesta sexta-feira (28/05), 16 bairros estão sendo beneficiados. Outros nove pontos de Gravataí recebem os serviços de patrolamento e ensaibramento.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Jovens atores ensaiam esquetes teatrais de combate ao crack

Fotos: Cícero Schmidt - Secom/PMG

Grupo prepara-se para 100 apresentações em 50 escolas do Município

ver ampliada


Um rapaz treme as mãos ao acender uma pedra no cachimbo e depois passa para o colega. Uma mãe reza atônita pelo filho viciado e logo depois apanha quando ele é tomado por crises de abstinência. Jovens atirados pelas calçadas sendo consumidos um a um pela temível droga. Situações como essas são ensaiadas com dedicação por Ismael, Diou, Franciane, Lissa e Fábio, o elenco da peça dirigida por Jéferson Antônio que apresentará o tema 'Crack – O Problema é Nosso'.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Gravataí sedia evento da XVIII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba

Foto: Divulgação - Secom/PMG

Painel e show artístico compõem a atividade na próxima quarta-feira (02/06)

A Prefeitura de Gravataí, através da Fundação de Arte e Cultura (Fundarc), e a Associação Cultural José Martí realizam evento preparatório para a XVIII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. O painel “Cuba: 50 Anos de Luta e Solidariedade com os Povos” e a apresentação “O Canto de Todos” integram a programação que acontece na próxima quarta-feira (02/06), no auditório da Ulbra Gravataí, a partir das 19h30min.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Últimos dias para vacinar bovinos e bubalinos contra a febre aftosa

oto: Divulgação - Secom/PMG

Nesta primeira etapa que encerra dia 31/05, pecuaristas não precisam de autorização da Inspetoria Veterinária para vacinar o gado.

A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SMAA), informa a todos os produtores que a campanha de vacinação contra a febre aftosa em Gravataí, encerra a primeira etapa na próxima segunda-feira (31/05). Neste período deverão ser vacinados todos os bovinos e bubalinos (búfalos). A segunda etapa do calendário de vacinação ocorrerá de primeiro a 30 de novembro, e vai abranger apenas bovinos e bubalinos de até dois anos de idade.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Participe das plenárias microrregionais do Orçamento Participativo

Foto: Arte - Secom/PMG

Nesta etapa comunidade elegerá os delegados e debaterá as prioridades de cada região

Nesta segunda-feira (31/05) terão início as plenárias microrregionais do Orçamento Participativo (OP), realizadas pela Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Secretaria Municipal de Relações Comunitárias (SMERC). Nesta etapa do processo, que ocorrerão nas 15 regiões do município, a comunidade vai eleger os delegados, de acordo com o número definido nas plenárias regionais, e debater sobre as obras prioritárias para cada região.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Kingeski recebe vice-prefeito de Cachoeirinha

Foto: Thiago Kittler - Secom/PMG

Trânsito da Região Metropolitana foi o foco da reunião dos vices

Debater soluções conjuntas em mobilidade urbana para os municípios de Gravataí e Cachoeirinha e elencá-las como prioridades na Consulta Popular 2010. Esta foi a pauta da reunião dos vice-prefeitos Cristiano Kingeski, de Gravataí, e Gilso Nunes, de Cachoeirinha, nesta quinta-feira (27/05).

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Vacinação da Gripe A segue até dois de junho

Foto: Dolcimar Luiz da Silva - Secom/PMG

Imunização contempla crianças de dois a cinco anos incompletos e demais grupos

Para se adequar às orientações do Ministério da Saúde e seguir o calendário do Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Gravataí prorrogou o prazo de vacinação contra a Gripe A (H1N1) para todos os grupos selecionados na campanha de imunização até o dia 02 de junho. A medida visa uniformizar as orientações desta complexa estratégia de vacinação, buscando superar as dificuldades enfrentadas com as diversidades de informações.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Workshop de empresa repassa produtos ao Banco Municipal de Alimentos

Foto: Divulgação Secom/PMG

Alimentos serão distribuídos para famílias em vulnerabilidade social de Gravataí

A Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SMTCAS) estará recolhendo alimentos não perecíveis que serão arrecadados pelo circuito de palestras do 1ª Workshop - Safety Way. Os produtos doados ao Banco Municipal de Alimentos serão distribuídos às famílias em vulnerabilidade social cadastradas pela Prefeitura.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Fórum Permanente da Diversidade Sexual inicia nesta sexta-feira (28)

Arte - Secom/PMG

Atividade ocorrerá na Praça do Quiosque todo o final de mês

A Prefeitura de Gravataí promove nesta sexta-feira (28/05), através da Assessoria de Políticas Públicas para a Juventude (APPJ) e da Fundação de Arte e Cultura (Fundarc), a primeira edição do Fórum Permanente da Diversidade Sexual, a partir das 19h, na Praça Leonel Brizola (Quiosque).

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Linha Circular Centro amplia itinerário até o SUE 24hs

Foto: Cícero Schmidt - Secom/PMG

Mudança entrará em vigor a partir do dia 31 de maio

A Prefeitura, através da Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT), realiza alterações na Linha Circular Centro, com o propósito de ampliar o acesso dos cidadãos gravataienses. A principal mudança é em relação ao itinerário, que agora contempla os usuários do Serviço de Urgência e Emergência (SUE) 24 Horas, na avenida Brasil.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Em ano de Copa o assunto é futebol

Fotos: Dolcimar Luiz da Silva/Secom
Fotos: Dolcimar Luiz da Silva/Secom

Paixão nacional foi o tema do primeiro sarau de 2010

O primeiro sarau do ano promovido pela Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc), explorou o tema: “Brasil – o País do futebol?”, assunto sempre presente e que se aflora ainda mais em ano de Copa do Mundo. A atividade ocorreu na noite desta quarta-feira (26/05), na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Secretaria de Trânsito altera sentido da rua Orlando Carlos


Foto: Cícero Schmidt

 Trecho entre Alceu Wamozy e Raul Pila agora tem sentido único. Sinalização colocada no local orienta motoristas e pedestres

A rua Orlando Carlos mudou de sentido. A alteração realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes compreende especificamente o trecho em que a via é cortada pela rua Alceu Wamozy até a rua Raul Pila. Agora, ao invés do duplo sentido, a quadra passa a adotar apenas um sentido, o de quem vem da Alceu Wamozy para a Raul Pila. No restante do trajeto a via permanece com mão dupla. O serviço executado pela Prefeitura atende a uma reivindicação dos moradores do bairro.

Segundo o titular da SMTT, Denis Macedo, a modificação tem a finalidade de garantir mais segurança ao trânsito local e principalmente aos estudantes, pois a rua Orlando Carlos passa em frente à Escola Jerônimo Timóteo da Fonseca. Para facilitar a identificação do novo sentido, foram traçadas setas de indicação no asfalto e placas que indicam onde o motorista não pode mais seguir. Entre o cruzamento da Orlando Carlos com a Alceu Wamozy também foram implantadas quatro faixas de pedestres.

Plenárias microrregionais do OP iniciam no dia 31 de maio

Arte - Secom/PMG

No período de 31 de maio a 17 de junho, a Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Secretaria Municipal de Relações Comunitárias (SMERC), realiza as plenárias microrregionais do Orçamento Participativo (OP) nas 15 regiões do município. Nesta etapa, a comunidade vai eleger os delegados, de acordo com o número definido nas plenárias regionais, e debater sobre as obras prioritárias para cada região.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Saúde promove Dia Mundial sem Tabaco na segunda-feira (31)

Foto: Arte Secom/PMG

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (CAPS ad) convida a população para participar das atividades do Dia Mundial sem o Tabaco. O evento ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 31 de maio, das 13 às 17 horas, no saguão do Serviço de Urgência e Emergência (SUE) 24 horas.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Fundarc realiza hoje Fórum de Artes Cênicas

Foto: Nilza Scotti -Secom/PMG

A Prefeitura através da Fundação de Arte e Cultura (Fundarc), promove na noite de hoje (27/05), o Fórum de Artes Cênicas, na Praça Leonel Brizola (Quiosque), a partir das 19h. O Fórum é aberto ao público. O foco do debate será o desenvolvimento dos cursos que estão sendo oferecidos de forma gratuita à população do município.

Ao todo 10 (dez) cursos de modalidade cênicas serão realizados pela Fundarc em parceira com o IACEN- Instituto Estadual de Artes Cênicas. Entre eles estão, análise e Interpretação de texto teatral, direção, produção e adereços. As inscrições para os cursos estão abertas desde o último dia 21. Maiores informações sobre datas e inscrições podem ser obtidas com a Fundarc, pelo telefone: (51) 3488-5205.

Programa Próximo Passo forma novos profissionais nesta sexta-feira (28)

Foto: Dilvulgação Secom/PMG

Cursos prepararam para o mercado de trabalho pessoas em vulnerabilidade social

ver ampliada


Os 78 alunos do programa Próximo Passo, a maioria mulheres, recebem o certificado de conclusão do curso de Pedreiro/Azulejista e Carpinteiro/Armador, em cerimônia de formatura realizada pela Prefeitura de Gravataí nesta sexta-feira (28/05), 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Os cursos integram uma iniciativa proposta pelo Governo Federal, em parceria com a Administração Municipal, através da Secretaria de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SMTCAS), e Senai.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Bairro Central recebe novos sinais de trânsito

Foto: Cicero Schmidt - Secom/PMG

As ruas Dom Feliciano, João Batista e São Domingos recebem pintura e novas placas

ver ampliada


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) implantou novos sinais de trânsito nas ruas do Bairro Central, Dom Feliciano, João Batista e São Domingos. As ruas receberam novas placas de sinalização, nova pintura nos quebra-molas e faixas de segurança, além de sinais verticais que avisem da passagem de pedestre à frente.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Prefeita recebe vereador Acimar


A prefeita Rita Sanco recebeu, em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (26/05), a visita do vereador Acimar Silva. O sistema viário do Parque dos Anjos foi a pauta do encontro. Rita Sanco afirmou ao parlamentar que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte já realizou uma pesquisa das necessidades para a referida região do município. “Esta reivindicação é uma demanda da comunidade”, lembrou. Segundo a prefeita, o projeto para trânsito no local está pronto e a execução deverá começar nas próximas semanas.

Conforme Rita Sanco, além do Parque dos Anjos, a implantação de melhorias no trânsito também ocorrerão em outros pontos da cidade, como, por exemplo, na rua Jorge da Costa com a Avenida Itacolomi e a construção de quebra-molas na Otávio Schemes. Acompanharam a reunião o vice-prefeito Cristiano Kingeski e a secretária de Governo Daniela Michel.

Rita Sanco recebe executivos da Caixa

Foto: Dolcimar Luiz da Silva- Secom/PMG

A prefeita Rita Sanco recebeu, em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (26/05), os executivos da Caixa Econômica Federal que comunicaram a construção de uma agência do banco no bairro Parque dos Anjos. O anúncio foi feito pelo supervisor regional, Eduardo Júnior Kisner, que estava acompanhado pelos gerentes regional, João Carlos Brustolin, e da agência de Gravataí, José Gustavo Freitas. Rita Sanco ressaltou a relevância de uma agência próxima aos moradores da região na utilização dos serviços da CEF.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Secretaria de Trânsito altera sentido da rua Orlando Carlos

Fotos: Cícero Schmidt - Secom/PMG

Trecho entre Alceu Walmozi e Raul Pila agora tem sentido único. Sinalização colocada no local orienta motoristas e pedestres

A rua Orlando Carlos mudou de sentido. A alteração realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes compreende especificamente o trecho em que a via é cortada pela rua Alceu Walmozi até a rua Raul Pila. Agora, ao invés do duplo sentido, a quadra passa a adotar apenas um sentido, o de quem vem da Alceu Walmozi para a Raul Pila. No restante do trajeto a via permanece com mão dupla. O serviço executado pela Prefeitura atende uma uma reivindicação dos moradores do bairro.

Segundo o titular da SMTT, Denis Macedo, a modificação tem a finalidade de garantir mais segurança ao trânsito local e principalmente aos estudantes, pois a rua Orlando Carlos passa em frente à Escola Jerônimo Timóteo da Fontoura. Para facilitar a identificação do novo sentido, foram traçadas setas de indicação no asfalto e placas que indicam onde o motorista não pode mais seguir. Entre o cruzamento da Orlando Carlos com a Alceu Walmozi também foram implantadas quatro faixas de pedestres.

Gravataí lança Campanha do Agasalho 2010

Foto: Tiago Kitler - Secom/PMG

Iniciativa tem o apoio de entidades e empresas do Município

A prefeita Rita Sanco recebeu, nesta quarta-feira (26/05), representantes de entidades e empresários do município para o lançamento da Campanha do Agasalho 2010. A atividade é realizada através da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Assistência Social (SMTCAS) com o apoio da Câmara de Vereadores, Sindilojas, Acigra, Lions Club, Rotary e Correio de Gravataí.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Grupo gestor de Gravataí e Cachoeirinha inicia projeto conjunto de mobilidade urbana

Foto: Dolcimar Luiz da Silva - Secom/PMG

Em reunião na ultima segunda-feira (24/05) o Grupo Gestor com técnicos dos municípios de Gravataí e Cachoeirinha, responsável pelo projeto conjunto das avenidas Dorival de Oliveira e Flores da Cunha, esteve reunido no Centro Administrativo Leste, para o primeiro encontro de trabalho. Estiveram presentes representantes das pastas de Trânsito, procuradorias, Planejamento e Captação de Recursos dos municípios de Gravataí e Cachoeirinha.

O objetivo do grupo é discutir os projetos de melhorias do fluxo de veículos nas avenidas, principal acesso às duas cidades. Na reunião foi definida uma agenda com o Ministério das Cidades para esclarecimentos sobre prazos e exigências do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal.O próximo encontro está agendado para o dia 02 de junho, no Centro Administrativo Leste.

Um anjo chamado mãe

Fotos: Divulgação - Secom/PMG

Escola Municipal Mariante Soares Pacheco homenageia o mês das mães

O mês das mães pode render homenagens muito inspiradas. Na Escola Municipal Mariante Soares Pacheco, belas apresentações proporcionaram um desses casos. Com a encenação do grupo teatral Pintando o Sete e a dramatização da mensagem 'Um Anjo Chamado Mãe', estudantes, pais, professores e membros da comunidade prestaram as devidas homenagens à todas as mães.


Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Comunidade prestigia abertura oficial do Dia do Desafio

Foto: Thiago Kittler - Secom/PMG

Governo Municipal e Sesc estiveram presentes na atividade

O Dia do Desafio 2010 teve sua abertura oficial às 13h desta quarta-feira em Gravataí. O evento é uma realização da Prefeitura – através da Secretaria Municipal do Esporte, Recreação e Lazer (SME) e demais secretarias – em parceria com o Sesc. A solenidade ocorreu na praça Borges de Medeiros, onde a comunidade pode praticar atividades como vôlei, ping-pong, futebol de botão, além da bicicleta ergométrica, cama elástica e tatame.


Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Adolescentes abrigados visitam UFRGS

Foto: Divulgação - Secom/PMG

A Prefeitura, através da Secretaria de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SMTCAS), com o 'Programa de Acolhimento Institucional', promoveu a visita ao Observatório Educativo Itinerante (OEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que ocorreu na última sexta-feira (21/05). O objetivo da tarde de estudos foi trabalhar no reforço escolar em turno inverso à aula, para crianças e adolescentes que estão abrigadas e ainda não são atendidas pelo turno integral. No total, 12 adolescentes estavam presentes na Universidade.

O Observatório Educativo Itinerante é o primeiro programa de ciência móvel do Brasil. Este programa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está em pleno funcionamento desde junho de 1999. Já ministrou 42 cursos de aperfeiçoamento em Astronomia.

Rede integrada desenvolve programas sociais no Município

Foto: Divulgação - Secom/PMG

Educação, Assistência Social, Saúde, Esporte e Segurança são áreas envolvidas na aplicação de programas com a comunidade

A área social em Gravataí conta com uma rede integrada da Prefeitura, que envolve a participação de diversas secretarias e autarquias, com investimentos que promovem conquistas em benefício da população em situação de vulnerabilidade social. Desde o ano passado são realizadas melhorias na rede de abrigagem, como o reordenamento do sistema para casas lares, aquisição periódica de equipamentos, móveis e utensílios, além de reformas gerais nos prédios da rede de proteção à criança e ao adolescente. Buscando o bem estar dos jovens, oficinas são oferecidas em todos os programas sociais do Município.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Rita Sanco prestigia aniversário do Grupo de Ginástica da Cohab B

Foto: Lúcio Dias - Secom/PMG

As comemorações dos quatro anos de funcionamento do Núcleo de Ginástica da Cohab B, nesta quarta-feira (26/05), contaram com a presença da prefeita Rita Sanco, acompanhada do secretário de Esportes Sérgio Oliveira. No evento, a prefeita destacou a importância de praticar atividades físicas na terceira idade.

A aposentada Adélia Nagel afirmou que grupo é muito participativo e está sempre presente faça chuva ou sol. Segundo comentou a professora de educação Física, Lovani dos Santos, os integrantes do grupo se empenham muito e buscam seguir vários tipos de esportes para o bem estar e a saúde. “É um prazer trabalhar com pessoas dispostas a aprender todos os exercícios”.

Largada para o Dia do Desafio

Foto: Altemar Oliveira - Secom/PMG

Gravataí compete com comunidade venezuelana

A Prefeitura, através da Secretaria de Esportes (SME), promove o Dia Internacional do Desafio, em parceria com o Sesc. O evento iniciou às 0h desta quarta-feira (26/05) com uma caminhada que saiu da Praça Borges de Medeiros, seguida de apresentações musicais. Pela manhã, a prefeita Rita Sanco, acompanhada de vários secretários, participou da retomada das atividades, na praça Borges de Medeiros.

Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Prefeita confere obras na Estrada da Cavalhada e rua Amapá

Fotos: Tiago Kitler - Secom/PMG

Serviços da Prefeitura contemplam diversos bairros do Município

As obras de saneamento e manutenção das vias públicas, realizadas pela Secretaria de Obras e Viação em diversas regiões de Gravataí, foram verificadas pela prefeita Rita Sanco, na tarde desta terça-feira (25/05). Na Estrada da Cavalhada, bairro Morada Gaúcha, as equipes iniciaram a abertura de valos para construção de rede pluvial, com o objetivo de escoar as águas das chuvas e possibilitar a conservação da via.


Confira a matéria completa no site da Prefeitura

Campanha de prevenção à dengue prossegue no Município

Foto: Cícero Schmidt - Secom/PMG

A Secretaria Municipal da Saúde reuniu-se com representes da sociedade civil organizada para debater as estratégias de combate à dengue, na tarde desta terça-feira (25/05). No encontro realizado na sede da Vigilância em Saúde, também participaram representantes de outras pastas da administração municipal.

Em uma ação conjunta entre Prefeitura e Ulbra, o projeto de capacitação dos educadores de ensino fundamental nas escolas municipais e estaduais está sendo organizado, com a finalidade de prevenir e combater a doença. A coleta de amostras de larvas em pontos estratégicos, a realização de palestras educativas e eventos de conscientização são medidas que também devem prosseguir em toda a cidade.

Rita Sanco entrega premiação da Festa Cidade das Bromélias

Fotos: Lisandro Paim - Secom/PMG

Estudantes participaram de concurso de pintura durante as festividades

Na tarde desta terça-feira (25/05), a prefeita Rita Sanco e o presidente do Sindilojas, José Nivaldo Rosa, realizaram a entrega da premiação para os vencedores do 2º Concurso Pintando com o Sindilojas, que ocorreu durante a Festa Cidade das Bromélias. Familiares acompanharam os estudantes Guilherme Weiss Rosa, de oito anos, e Saskya Luana Wheller, de 12, que venceram o concurso e foram contemplados com um final de semana no Hotel SESC Torres, com direito a mais dois acompanhantes, além de um par de Patins Rye.


Confira a matéria completa no site da Prefeitura